Notícias
Habitantes de Maquela do Zombo vão beneficiar de água potável este ano
- EASU
- Notícia
Mais de mil habitantes do município de Maquela-Zombo, na província do Uíge, passarão a beneficiar, a partir de Abril deste ano, de água potável, com a instalação de um sistema de captação, tratamento e distribuição de água, informou a presidente da Empresa de Água e Saneamento do Uíge, Emília Dias Fernandes.
Com uma execução física de 75 por cento, as obras de construção do sistema de água de Maquela do Zombo iniciaram em 2012, passando para o PIIM, em 2023. Conta com uma capacidade de 200 metros cúbicos/hora e um tanque de distribuição de 4 milhões de litros de água.
A responsável, que falava durante a visita do governador provincial, José Carvalho da Rocha, às obras de construção dos sistemas de capacitação de água dos municípios de Maquela do Zombo e Damba, explicou que o projecto contempla, igualmente, a instalação de chafarizes e ligações domiciliares.
Por sua vez, o governador José Carvalho da Rocha disse que o projecto está a caminhar a bom ritmo, tendo adiantado que, nos próximos tempos, os habitantes de Maquela do Zombo irão beneficiar, pela primeira vez, de água potável.
Já o administrador municipal da Maquela do Zombo, Samalando Mujinga, explicou que a visita do governador vem reforçar o apelo à população sobre o término das obras que irá beneficiar uma boa parte dos habitantes da localidade.
Já o sistema de captação do município da Damba, com uma execução física de 30% e 80% de material instalado, segundo o engenheiro da obra, Nélio Sapitanga, o projecto contempla a construção de sistema de captação e reabilitação de um reservatório.
Quanto às ligações domiciliares, o projecto contempla a ligação de 1.927 residências e a instalação de 11 chafarizes.
Gabinete de Comunicação Institucional